quarta-feira, 27 de abril de 2011

Mulheres-a-dias: Prós e Contras

Apesar de todas sermos donas-de-casa (nem que seja em part-time), em alguma altura da nossa vida acabamos por precisar (ou sonhar) com uma mulher-a-dias. Alguém de confiança, trabalhadora, por um preço acessível e que faça o trabalho de maneira a não sentirmos muito a sua presença. É claro como água, que encontrar todas estas características reunidas numa só pessoa é missão quase impossível!


Eu até tenho uma que até é bastante trabalhadora, se lhe desse carta branca limpava-me a casa com lexívia todas as semanas. Em contrapartida é um bocadinho lenta e faz render as horas o mais que pode. À conta da paranóia que tem com a lexívia (adora limpar paredes) já me deu cabo de algumas coisas.


Um dos aspectos positivos a ter em conta é "tudo o que ela fizer eu não preciso de fazer", que rapidamente se pode transformar num contra " caso seja uma aldrabona, temos que andar nós por trás a corrigir o serviço". Felizmente este contra não se aplica no meu caso.


Ao contrário de muitas, a minha, quando escavaca alguma coisa costuma acusar-se (a minha mãe teve uma que andava com um tubo de cola no bolso da bata), o que faz com que não tenha coragem para aceitar a compensação pelos danos, porque parto do princípio que a honestidade também tem valor.


Outra paranóia dela tem a ver com os panos do pó. Pano que é pano só pode ser utilizado se for velho e gasto. Por mais que lhe tente impingir os panos novos, acabo sempre por ter de contar até dez quando ela me vem com a conversa do costume: os novos limpam mal (apesar de já os ter lavado mais de 10 vezes) e os velhos é que são bons. Cara amiga, sempre quero ver o que vais fazer quando os velhos se desintegrarem nas tuas mãos!


O azar todo é que tenho que levar com ela dois dias por semana, no final do dia (das 6h à 9h da noite) porque ela trabalha durante o dia. E não imaginam como é chato, depois de um dia de trabalho, não poder estar à vontade na minha própria casa.

3 comentários:

carlavc disse...

Ter uma empregada em casa para mim não dava!
Já tive uma vez uma empresa cá em casa e não desgostei. Mas custa-me que mexam nas minha coisas e nem a minha mãe ou sogra fazem seja o que for. Se calhar é pancada minha!

MJ disse...

eu também prefiro não estar em casa quando a minha lá vai!
mas já não imagino a minha vida sem ela, ou melhor, imagino e não gosto :)

Mamã do Dinis e do Manel disse...

@Carlavc e MJ, por muito que preze a minha intimidade, também já não quero voltar aos tempos em que fazia eu as coisas sozinha, lol